Qual é a diferença entre BLOGUEIRO e VLOGUEIRO

Atenção: Não estou escrevendo isso pra caçar confusão ou pra ser o dono da verdade. Isso é apenas pra expor a minha opinião. Pois eu tenho um certo “tic” sobre empregar termos corretos.

A palavra blogueiro vem da raiz blog. Blogueiro é a pessoa que faz postagem em um blog. O blog é a junção de duas palavras em inglês: web e log que seria algo como ‘diário de rede’. Fizeram então a junção dessas duas palavras, que ficaria algo como weblog; mas para ter uma melhor fonética, abreviaram para blog.

Homem digitando na vista superior do laptop | Foto Premium
Homem digitando – Blogueiro | Imagem da internet

Quem digita em um blog é o blogueiro. O blogueiro pode escolher vários assuntos para blogar, como conteúdo adulto, assuntos pessoais, opiniões, um tema específico como futebol, moda, poemas e etc. Qualquer um pode ser um blogueiro, e um bom exemplo disso é esse cara que te escreve.

Muito prazer, eu sou o Pejotta. Blogueiro desde 2011, quando criei o meu primeiro blog e postava conteúdo misto num blog chamado “Um Pensamento Qualquer”. Hoje esse blog não existe mais, mas quando o finalizei, também dividi os temas abordados lá em vários outros blogs. Mas isso fica pra outro post.

Com minha apresentação e história, eu quis mostrar que todos podem ser blogueiros. Basta ter interesse em escrever, dar opinião, e pronto. Jogue essa opinião na web e você se tornou um blogueiro.

Agora vamos falar do Instagram e a parte que me incomoda nessa história.

Atualmente, é chamada (o) de blogueirinha (o) todo mundo que tem uma conta no Instagram e faz vídeos nos stories. E isso me deixa de cabelo em pé. Acho que você já entendeu o porquê.

Quer Ganhar Vários Seguidores no Insta? Clique aqui >> +Mais Seguidores Agora

O termo correto seria vlogueirinha (o) e eu explico o porquê do mesmo jeito que expliquei o significado de blogueiro e blog.

Cenas do Instagram: aprenda a usar o novo recurso para vídeos nos Stories
Moça Gravando Stories – Vlogueira | Imagem da internet

A palavra vlog é a junção das palavras video + log = vlog; algo como ‘diário de vídeo’. Que é justamente o que diferencia o blogueiro do vlogueiro. O blogueiro passa a sua informação por textos digitados, já o vlogueiro compartilha o seu conteúdo correspondente em forma de vídeo.

Os vlogs foram ficando mais famosos que os blogs quando as plataformas de vídeo passaram a existir, como por exemplo, o Youtube. E cresceram de uma forma tão grande que fizeram os blogs serem esquecidos. Pois é mais fácil você apertar um botão e falar o que pensa, do que ficar horas digitando e se atentando à gramática e a ortografia, procurando a melhor forma de se expressar sobre determinado assunto.

Sonha em CRESCER no Youtube? Clique aqui >> Quero Crescer no Youtube

Por isso, na minha opinião, é um desrespeito chamar um vlogueiro de blogueiro. Justamente pela dificuldade e o trabalho que os blogueiros tem para criar conteúdo, e os vlogueiros não passam por isso.

Existem exceções, como algumas instagrammers que tem sim, um blog, e começam a vlogar para estenderem seu conteúdo à mais pessoas. Mas são muito poucos. Normalmente, quem é vlogueiro tem preguiça de digitar, dificuldade em formular frases escritas, obedecer regras, usar acentuação, e etc. Por isso, ser blogueiro é mais didático.

Quando você digita, escreve seus artigos, você exercita sua inteligência, aprende mais e mais, melhora sua dicção, sua escrita, sua ortografia, gramática. É realmente um exercício didático blogar.

Aprenda a criar um blog do zero e ganhar dinheiro com ele, fácil e simples.
Clique aqui e assista conheça a Renata Massa: Blogueira Expert

Mas quando você vlog, utiliza gírias em excesso, vícios de fala, e muitas vezes fala até mais do que deve. É um perigo. O blogueiro pensa no que vai escrever, mas o vlogueiro, normalmente, apenas aperta o botão e fala.

Não quero afrontar, desrespeitar ou rebaixar ninguém. Estou apenas colocando a minha opinião sobre o jeito certo de chamarmos corretamente as funções das pessoas que atuam na internet, cada um em uma área. Não dá pra chamar um policial de médico e um médico de policial. Cada um tem seu cantinho específico e nomenclatura adequada.

Na internet é a mesma coisa: blogueiro é blogueiro e vlogueiro é vlogueiro.

Antes que me critiquem, eu tenho meus canais no Youtube e perfis no Instagram. Mas lá eu sou vlogueiro, aqui eu sou blogueiro. No campo sou jogador de futebol, na cozinha sou cozinheiro. Acho que agora deu pra entender.

Quero aproveitar que já estou no finalzinho e deixar uma menção honrosa aos blogueiros que me inspiraram, que eu acompanho a tempos: Marcos Lemos (Ferramentas Blog), TK (ProDeveloper), Elaine Gaspareto (Blog Elaine Gaspareto), Peter Jordan (Ei Nerd), Legião dos Heróis, Jovem Nerd, Omelete, Não Salvo, Ah Negão, e muitos outros blogs e sites que me inspiraram a gostar de escrever na internet, mesmo que eu tenha pouco tráfego. Eu digito porque amo isso. E agradeço esse amor a todos os citados acima e outros que não deu pra citar.

Se você quer aprender a fazer dinheiro nas redes sociais, seja no Facebook, Youtube ou Instagram. Assista aos vídeos nos links abaixo:

  • Aprenda a criar um blog do zero e ganhar dinheiro com ele, fácil e simples.
    Clique aqui e assista conheça a Renata Massa: Blogueira Expert
  • Crie agora mesmo um blog no WordPress: Clique aqui

Pra vencer na internet é necessário CONHECIMENTO, e eu deixo essas indicações acima para vocês já saírem na frente pra ganhar dinheiro e viver de internet. Assim, você também ajuda o meu blog a continuar postando conteúdo.

Obrigado por ler, e deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários.

Seja respeitoso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s